Como preparar mamadeira
- talitata
- 22 de mai. de 2018
- 4 min de leitura
Atualizado: 22 de mai. de 2018

Você escolheu a fórmula infantil do seu bebê com cuidado - mas está se preparando adequadamente? Siga estas etapas para garantir uma nutrição adequada e evitar doenças relacionadas a alimentos.
1. Verifique a data de validade
Procure uma data de expiração ou "uso por" no contêiner de fórmula. Se a data de expiração já passou, você não pode ter certeza da qualidade da fórmula. Não compre ou use fórmulas infantis desatualizadas.
2. Lave as mãos
Antes de preparar a fórmula, lave bem as mãos com sabão e água. Seque bem suas mãos.
3. Prepare sua garrafa
Esterilize as mamadeiras, bicos, tampas e anéis antes de usá-los pela primeira vez. Você pode ferver a garrafa e os acessórios em água por cinco minutos, usar um saco esterilizador a vapor de microondas ou usar um esterilizador a vapor autônomo.
Veja mais: Tosse de bebê
Após o primeiro uso, não há necessidade de esterilizar sua garrafa e seus acessórios. Lave esses itens com sabão e água e deixe secar ao ar. Escovas de biberões e mamilos podem ajudá-lo a limpar cantos e recantos. Você também pode usar uma máquina de lavar louça.

4. Adicione água ao concentrado líquido ou fórmula em pó
Se você estiver usando concentrado líquido ou fórmula em pó, você precisará adicionar água. Siga as instruções do fabricante quanto à quantidade de água a ser usada.
Você pode usar qualquer tipo de água limpa - torneira ou garrafa - para preparar líquidos concentrados ou em pó. Se você usa água bem ou está preocupado com a pureza do seu suprimento de água, fale com o médico do seu bebê ou com o departamento de água. Bem, a água precisa de testes regulares. Para matar bactérias que possam estar presentes na água municipal, use água da torneira que tenha sido fervida por um minuto e resfriada rapidamente até a temperatura do corpo, 98,6 F (37 C). Em seguida, misture a água com a fórmula.
Também é importante considerar a quantidade de flúor na água que você usa para preparar o líquido concentrado ou fórmula em pó do bebê. A exposição ao flúor durante a infância ajuda a prevenir a cárie dentária durante a infância. No entanto, a mistura regular de fórmulas em pó ou concentrado líquido com água fluoretada pode aumentar o risco do seu filho desenvolver linhas brancas fracas ou estrias nos dentes (fluorose) se este tipo de fórmula for a principal fonte de alimento do seu filho.
Veja também: O que é ovários policísticos?
Se você está preocupado com a fluorose, considere maneiras de minimizar a exposição do bebê ao flúor. Por exemplo, você pode usar fórmulas prontas para alimentação, que contêm pouco fluoreto, ou alternar entre usar água da torneira fluoretada e água engarrafada com baixo teor de fluoreto - como água engarrafada purificada, desmineralizada, desionizada ou destilada - para preparar fórmula concentrada. No entanto, se você alimentar o bebê apenas com fórmula pronta para alimentação ou fórmula concentrada misturada com água com baixo teor de flúor, o médico do seu bebê poderá recomendar suplementos de flúor a partir dos 6 meses.
5. Meça a fórmula
Para fórmulas prontas para uso:
Agite bem a fórmula.
Despeje a fórmula suficiente para uma alimentação em uma garrafa limpa.
Use apenas fórmulas - não adicione água ou qualquer outro líquido.
Anexar o mamilo e boné.
Para fórmula de concentrado líquido:
Agite o líquido concentrado antes de misturá-lo com água.
Despeje a quantidade de fórmula para uma porção na garrafa, que já contém a quantidade apropriada de água.
Prenda o mamilo e a tampa e agite bem.
Para fórmula em pó:
Determine a quantidade de fórmula que você deseja preparar, seguindo as instruções na embalagem.
Use um copo de medição para medir a quantidade de água necessária e adicione a água à garrafa.
Use a colher que veio com o recipiente de fórmula. Preencha a colher com fórmula em pó. Adicione o número de colheres necessárias.
Despeje a colher ou colheres na garrafa.
Prenda o mamilo e a tampa e agite bem.
6. Aquecer a fórmula, se necessário
É bom dar a sua temperatura ambiente do bebê ou mesmo fórmula fria. Se o seu bebê preferir uma fórmula morna, coloque uma garrafa cheia em uma tigela com água morna e deixe repousar por alguns minutos - ou aqueça a garrafa com água corrente. A fórmula deve se sentir morna - não quente.

Não aqueça garrafas no microondas. A fórmula pode aquecer de forma irregular, criando pontos quentes que podem queimar a boca do bebê.
Descarte a fórmula restante no final de cada mamada, se já passou mais de uma hora desde o início de uma mamada. Resista ao desejo de refrigerar uma mamadeira depois de ter alimentado seu bebê, pois as bactérias da boca do seu bebê ainda podem se multiplicar na geladeira.
7. Guarde a fórmula com segurança
Se você estiver usando fórmulas prontas para uso, cubra e refrigere qualquer fórmula não utilizada de um recipiente recém-aberto. Descarte qualquer fórmula que tenha ficado na geladeira por mais de 48 horas.
Se você preparar e encher várias garrafas de concentrado líquido ou em pó de uma só vez:
Etiquete cada frasco com a data em que a fórmula foi preparada.
Leve à geladeira os frascos extras até precisar deles.
Descarte qualquer fórmula preparada que esteja na geladeira por mais de 24 horas.
Se você não tem certeza se um determinado recipiente ou garrafa de fórmula é seguro, jogue-o fora. Não congele a fórmula, o que pode causar a quebra dos componentes do produto.
Commentaires