top of page
Buscar

O que é a síndrome do ovário policístico?

  • Foto do escritor: talitata
    talitata
  • 22 de mai. de 2018
  • 4 min de leitura

Atualizado: 1 de mar. de 2019





O que é a síndrome do ovário policístico?

A síndrome do ovário policístico (SOP) é ​​um problema de saúde comum que pode afetar meninas adolescentes e mulheres jovens. Pode causar períodos menstruais irregulares, tornar os períodos mais pesados ​​ou mesmo interromper os períodos.


O que causa a síndrome do ovário policístico?

Os médicos não podem dizer ao certo o que a causa, mas a SOP parece estar relacionada a um desequilíbrio nos hormônios de uma menina.


Tanto meninas quanto homens produzem hormônios sexuais, mas em quantidades diferentes. Nas meninas, os ovários produzem os hormônios estrogênio e progesterona, e também andrógenos. Esses hormônios regulam o ciclo menstrual de uma menina e a ovulação (quando o óvulo é liberado). Os andrógenos são às vezes chamados de "hormônios masculinos", mas o corpo feminino também os torna. Em meninas com SOP, os ovários produzem quantidades mais altas que os normais de andrógenos.


Pesquisas também sugerem que mulheres com SOP podem produzir muita insulina, o que sinaliza aos ovários que liberem hormônios masculinos extras.


A SOP parece correr também nas famílias, por isso, se alguém da sua família a tiver, é mais provável que a desenvolva.


O que acontece na síndrome do ovário policístico?

As maiores quantidades de andrógenos que acontecem na SOP podem interferir no desenvolvimento e liberação do óvulo. Em vez de os ovos amadurecerem, às vezes, cistos (pequenos sacos cheios de líquido) se desenvolvem. Então, em vez de um óvulo ser liberado durante a ovulação, como em um período normal, os cistos se acumulam nos ovários. Os ovários policísticos podem ficar aumentados. As meninas com SOP não ovulam ou liberam um óvulo a cada mês, portanto, muitas têm períodos irregulares ou perdidos.




Quais problemas podem causar a SOP?

A SOP que não é tratada adequadamente pode colocar uma garota em risco de muitos problemas. Meninas com SOP são mais propensas a:


tornar-se infértil (não conseguir ter filhos)

tem crescimento excessivo de pêlos

obter acne ou ter sua acne piorar

tornar-se obeso

desenvolver diabetes, doença cardíaca ou hipertensão

tem sangramento anormal do útero


Não há cura para a SOP, mas ela pode ser tratada. O passo mais importante é diagnosticar a condição, porque a obtenção de tratamento para SOP reduz as chances de uma menina desenvolver problemas sérios.


Quais são os sinais da síndrome do ovário policístico?

Um sinal chave da SOP é períodos irregulares ou atraso menstrual. Muitas mulheres acabam interpretando esse atraso como um sintoma de gravidez. Os efeitos da SOP nos ovários podem fazer uma menina parar de ovular. Mas, como pode levar até 2 anos após o primeiro período menstrual para o ciclo menstrual de qualquer menina, pode ser difícil reconhecer os períodos perdidos como um sinal de SOP.


Níveis de hormônios desequilibrados podem causar mudanças no corpo inteiro de uma menina, não apenas em seus ovários. Então, os médicos também procuram esses outros sinais de SOP:


ganho de peso, obesidade ou dificuldade em manter um peso normal, especialmente quando o peso extra é concentrado em torno da cintura

uma condição chamada hirsutismo, em que uma menina ganha um cabelo extra no rosto, tórax, abdômen, área do mamilo ou nas costas (um pouco disso é normal para a maioria das meninas).

queda de cabelo na cabeça (alopecia)

acne e poros entupidos

pele escura e espessa ao redor do pescoço, axilas ou seios (isso é chamado de acantose nigricans)

hipertensão arterial, colesterol alto ou diabetes mellitus (níveis elevados de açúcar no sangue)

Meninas que apresentam certos sinais de puberdade precoce - como o desenvolvimento de pêlos nas axilas ou pêlos pubianos antes dos 8 anos de idade - podem estar em maior risco de apresentar SOP mais tarde.





Como o PCOS é diagnosticado?

Se o seu médico achar que você pode ter SOP, ele poderá encaminhá-lo a um ginecologista ou a um endocrinologista para um diagnóstico.


O ginecologista ou endocrinologista perguntará sobre suas preocupações e sintomas, sua saúde pregressa, a saúde de sua família, quaisquer medicamentos que você esteja tomando, qualquer alergia que você tenha e outros problemas. Ele também lhe fará muitas perguntas especificamente sobre seu período e sua regularidade. Isso é chamado de histórico médico.

Veja mais: Tosse de bebê


Seu médico também fará um exame físico, que inclui verificar seu peso e verificar especialmente os sinais físicos, como acne, crescimento de pêlos e pele escura. O médico pode fazer um exame ginecológico para descartar outras possíveis causas dos sintomas, mas isso nem sempre é necessário para o diagnóstico.


Às vezes, os médicos solicitam exames de sangue para diagnosticar a SOP ou outras condições, como tireoide ou outros problemas ovarianos ou glandulares. Estes testes medem androgênio, insulina e outros níveis hormonais. Os resultados podem ajudar os médicos a decidir sobre o melhor tratamento.


Seu médico pode pedir uma ultrassonografia pélvica (um teste seguro e indolor que usa ondas sonoras para fazer imagens da pelve) para checar seus ovários em busca de cistos ou outros problemas. Como os cistos nem sempre são visíveis, esse teste nem sempre é feito.


O diagnóstico e o tratamento precoces da SOP são importantes porque a condição pode colocar as meninas em risco de problemas de longo prazo. Receber tratamento para SOP também é uma boa ideia se você quiser ter um bebê algum dia - SOP freqüentemente causa infertilidade se não for tratada. Mas quando a SOP é tratada adequadamente, muitas mulheres com a doença têm bebês saudáveis.

 
 
 

Comentários


© 2023 by APPETIZING ADVENTURES. Proudly created with Wix.com

bottom of page